Grupos de Pesquisa
Grupo de Estudos sobre Cibermuseus - GREC
O GREC busca estudar a memória social em dimensão mundial, através do ciberespaço e com o advento das mídias locativas. Atualmente vem estudando a democratização dos acervos dos museus e de outras fontes do patrimônio cultural, verificando a possibilidade de integração entre os sistemas ciber e presencial. Volta-se também para o apoio nas pesquisas do campo da folkcomunicação, diante das análises das salas de milagres dos santuários católicos brasileiros, no Projeto Ex-votos do Brasil.
O Observatório da Museologia Baiana (OMB)
O OBSERVATÓRIO DA MUSEOLOGIA BAIANA (OMB) vincula-se ao Departamento de Museologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH) da Universidade Federal da Bahia . São seus objetivos conformados às três linhas de Pesquisa - Historia da Museologia Baiana; Museologia e Memória Afro-Brasileira e MUSEUTERMO: a) Pesquisar a trajetória de instituições voltadas a questões sobre o Patrimônio cultural material e imaterial a exemplo dos museus e gestores, colecionadores e coleções envolvendo as políticas culturais e de preservação na Bahia; b) Investigar a relação dos processos museológicos e as manifestações de memórias identitárias afro-brasileiras; c) Analisar vínculos entre a Museologia e a Ciência da Informação.
Grupo de Estudos em Documentação Museológica (GEDOM)
O GEDOM foi criado no intuito de realizar pesquisas na área de documentação dentro do âmbito da Museologia considerando-a uma subárea pertencente a esta ciência aplicada. Tem como líderes a prof. Luciana Messeder Ballardo e a profa. Anna Paula da Silva. Esta dividido em três linhas de pesquisa.
1- Abordagens teóricas da documentação museológica cujo objetivo é uma pesquisa teórica inserida na área de Museologia relacionando o processo de documentação aos demais processos museológicos defendendo que esses processos são permeados pela pesquisa.
2- Métodos de documentação museológica em acervos científicos com o objetivo de analisar métodos de documentação museológica de acervos científicos com base nas especificidades de cada tipo de acervo, sejam eles geológicos, arqueológicos, etnológicos ou qualquer outro que tenham aderência a esta categoria.
3- Protocolos de Gestão de Arcevos Artísticos com o objetivo de debater protocolos de gestão de acervos artísticos, considerando as experiências nacionais e internacionais e as diferentes tipologias de acervos, bem como instrumentos que contribuam para o desenvolvimento da documentação museológica desses acervos.
Português, Brasil